Blog

Reinventar-se é crucial. Hoje e sempre! 23 mar

Reinventar-se é crucial. Hoje e sempre!

Vive-se o impacto de uma pandemia não só na saúde, assim como na sociedade, economia, educação, comprometendo o papel do ser humano, como cidadão. A história se repete em diferentes contextos. É crucial reinventar-se para sair da conserva cultural (hábitos, posturas repetitivas), em prol de relações plurais e saudáveis.

Se faz necessário uma educação e desenvolvimento no âmbito psicológico e cosmológico para a prática da cidadania, a fim de diminuir o desequilíbrio gerado. A desigualdade social e educacional desestrutura o meio coletivo e impede as pessoas de se desenvolverem e o país prosperar; adoece-se. As ações do governo, de entidades externas, entre outros, são limitadas e muitas vezes específicas a uma problemática que jamais  atenderão a demanda generalizada da sociedade.

É preciso se mobilizar. Mas como? Qual o caminho? Como atingir uma sociedade mais justa e equânime? Como não ser fruto de uma ideia de massa? Quais relações você tem estabelecido nesses tempos? Tem colaborado para a plenitude da vida no planeta?

A essência dos seres humanos está nas relações. Ele é um ser em relação. É importante todos estarem juntos no mesmo propósito, no desenvolvimento de seus papéis e suas interrelações. 

O papel de cidadão condensa vários valores que se bem desenvolvido gera uma interação salutar na sociedade, propiciando grandes frutos. Logo, a resposta está na preciosidade do autodesenvolvimento do ser humano. Desenvolver os seus papéis perante a sociedade e o meio; tomando consciência da qualidade das relações, seja consigo mesmo – EU; com as pessoas próximas – TU e com o seu meio – OUTROS. Só assim, pode-se tomar consciência das conservas, exercer a empatia – trocando de lugares e de olhares com o outro, em busca de uma atitude nova e/ou adequada a situação vivida. Estando juntos é possível ser mais criativos e espontâneos de maneira saudável.

Se cada um se empenhar em cuidar de si, de nossas relações, teremos mais condições de contribuir e alcançar, de forma construtiva e crítica, para uma sociedade mais justa, virtuosa e feliz.

 

Núcleo Organizacional 2021

Bruno Solferini
Ireny Terto Brandão
Maisa H Altarugio
Marli Dionisio

 

Professora Supervisora:
Elisabeth L B Chleba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *