Corpo docente

Adriana Corrêa

Psicóloga, mestre em psiquiatria e psicologia médica, psicodramatista didata pela ABPS. Formação como terapeuta de casais e terapeuta transpessoal. Atua como docente, psicóloga clínica de adultos, adolescentes e casais, consultora em Recursos Humanos. Participa do grupo de estudos qualitativos na UNIFESP. Co-autora do Livro: O Encontro com a Sustentabilidade, contribuições do Psicodrama. Ouvidora da ABPS – gestão 2019/2020.


Andrea Korps Calderon

Psicóloga, Psicodramatista Didata, Orientadora Profissional, Psicoterapeuta, Professora. Especialista no resgate da criatividade e da espontaneidade. Desenha e facilita vivências, workshops, treinamentos e atividades que visam a renovação da mente dos envolvidos e o protagonismo dos participantes. É fundadora da Conexar.


Armando de Oliveira Neto

Médico psiquiatra psicoterapeuta; ex-professor de Psicopatologia em diversas faculdades (como na Universidade de Mogi das Cruzes, Paulista de Psicologia, São Marcos, Metodista), ex-médico psiquiatra do Sanatório Américo Bairral (Itapira), do Hospital da Aeronáutica de São Paulo, aposentado do setor de psiquiatria infantil do Hospital do Servidor Público Estadual, do Hospital Infantil Cândido Fontoura e do CAPS da Infância e Adolescência da Moóca. professor-supervisor pela FEBRAP, desde 1977. Mentor do Módulo de Psicopatologia da ABPS.


Cristiane Tavares Romano

psicóloga clínica, psicodramatista pela SOVAP psicodramatista didata pela ABPS. Especialização em Terapia de casal e Família (PUC), formação em Terapia Cognitiva Comportamental e Psicologia Oriental. Atua como docente, psicoterapeuta de adultos, adolescentes e casais. Facilitadora em Medicação (UNIFESP). Autora de diversos artigos, com dois prêmios de escritos. Coorganizadora do Livro: O Encontro com a Sustentabilidade, contribuições do Psicodrama. Diretora de Ensino da ABPS – gestão 2019/2020.


Eliane Lidia Katinas

Psicóloga, psicoterapeuta,  Psicodramatista  e Didata – Foco Psicoterápico pela ABPS , Orientadora Educacional da Educação Infantil ao Ensino Médio. Orientadora Profissional / Vocacional e Coaching de carreira, Especialista em Transtornos alimentares pela UNIARA.  Atendimento de adolescente, adulto, idoso (individual e grupal) e casal.


Elizabeth Lorenzetti Bez Chleba

Psicóloga, Pós Graduada em RH, MBA em Gestão de Tecnologia Ambiental, Psicodramatista Didata Supervisora em Socioeducacional pela ABPS,  35 anos de experiência em RH, 3 anos de colaboração em projetos sociais com jovens, realização de projetos expositivos de educação ambiental sobre a água e a terra ( Corpo d’água na  Umapaz/ Parque Ibirapuera e  Centro de Cultura Judaica e Terra no Catavento). Coorganizadora do Livro: O Encontro com a Sustentabilidade, contribuições do Psicodrama. Diretora de ensino da ABPS – gestão 2019/2020.


Gisele da Silva Baraldi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), especialização em Psicodrama pela Universidade São Marcos. É Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência em Psicologia, com ênfase em Clínica e Distúrbios do Desenvolvimento. Atualmente é professora no curso de Formação em Psicodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama e atua em Consultório Particular, atendendo crianças, adolescentes e adultos individualmente ou em grupos.


Jane Maciel Settembre

Psicóloga, Psicodramatista Didata-Supervisora pela ABPS/FEBRAP. Atua como psicoterapeuta clínica, atendendo crianças, adolescentes e adultos.  Também desenvolveu trabalhos sociais com base no sociodrama e teatro espontâneo.


José Maria de Morais

Psicólogo pela Universidade Braz Cubas, didata-supervisor e psicodramatista pela ABPS, mediador de conflitos pelo instituto Familiae/SP, pós-graduação em Programação Neurolinguística pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Administração de Recursos Humanos pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor no curso de pós-graduação em Administração de Recursos Humanos na UNIP e na Faculdade do Clube Náutico Mogiano nas disciplinas Psicologia da Educação e Psicomotricidade. Supervisor e professor no curso de Psicodrama Sócio-Educacional na ABPS/SP. Consultor comportamental em organizações desde 1991. Padrinho Afetivo desde 2015 e Coautor do livro O Encontro com a Sustentabilidade – Contribuições do Psicodrama.


Julio César Valentim

Psicólogo formado pela Universidade Metodista de São Paulo, com Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos pela mesma instituição. Especialização em Psicologia Social nas Empresas. Psicodramatista Didata pela ABPS, Diretor do Instituto Psicossocial Gestão 2019/2020. Coach formado pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching, com extensão em Coaching com Psicodrama pela ABPS. Certificado para aplicação e análise do MBTI e PPA. Atualmente é Diretor Geral da OFICINA DE TALENTOS RH, consultoria especializada na identificação e desenvolvimento de profissionais em todo território nacional. 


Lucio Guilherme Ferracini

Psicólogo pela Universidade Braz Cubas,  Psicodramatista Didata Supervisor pela ABPS. Especialista em Psicologia da Saúde/Hospitalar pelo Hospital Saúde Santa Marcelina, formado em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar. Mestre em Ensino da Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP . Atua como psicoterapeuta em consultório particular. É docente do Curso de Psicologia – FMU. Autor de artigos e coautor do livro: Psicodrama e Relações Étnico-Raciais, diálogos e reflexões (2020). Presidente da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (gestão 2019/2020).


Maria Aparecida Fernandes Martin

Psicóloga clínica e social, Psicodramatista Didata-Supervisora pela ABPS/FEBRAP nos focos Psicoterápico e Sócio educacional. Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie, realiza atendimento psicoterapêutico infantil, adulto, casal e família, individual e grupal, professora/supervisora universitária, coordenadora do Núcleo de Estudos de Psicodrama Infantil — NEPI/ABPS. Autora de livros e artigos, dentre eles, “MASP 1970: O Psicodrama” e O Encontro com a Sustentabilidade, contribuições do Psicodrama.


Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe (CRP 06/65946) é psicóloga, psicoterapeuta, orientadora profissional pela PUC/SP. Psicodramatista didata e terapeuta de aluno pela SOPSP. Formação em terapia cognitivo-comportamental pelo CETCC.  Experiência com terapia sexual e grupo de prevenção de gravidez e DST na adolescência pelo Instituto Kaplan.


Norival Albergaria Cepeda

Psicólogo, Psicoterapeuta, Psicodramatista Supervisor, pela ABPS, especialista em Análise Psicodramática pela EPP – Escola Paulista de Psicodrama, docente em Psicodrama, co-autor do livro “Masp 1970. O Psicodrama” , lançado pela Editora Ágora, em 2010.


Odaice Formagge Santos

Psicóloga clínica com atendimentos a adolescentes, adultos e casais, Psicodramatista Didata-supervisora pela ABPS/FEBRAP, sócia fundadora do Núcleo Mannaz, Facilitadora em Constelação Familiar, Professional Coach pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, com formação Internacional em PNL no nível Master Practitioner pelo World NLP Council, consultora empresarial. 


Rafaella Celentano

Psicóloga clínica, Psicodramatista Didata -foco psicoterápico. Psicoterapeuta individual de adolescente, adulto, casais, grupos e grupo temático focado em sexualidade humana. 


Rosa Lídia Pacheco Pontes

Psicóloga, Psicodramatista, Terapeuta de alunos e professora supervisora, Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Psicologia Organizacional, Mestre em Educação, Autora de livros, capítulos e artigos. Experiência no atendimento de adultos e casais com foco em na teoria e prática de J L Moreno, principalmente  em sociometria e fenomenologia existencial. Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama gestão: 2017/2018 e 2019/2020.


Rosalvo Pires

Psicólogo formado pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo (1985), Psicodramatista Didata Supervisor – Foco Psicoterápico pela ABPS (1989), Especialista em Psicologia Clínica (1986), Professor de Psicopatologia Psicodramática, Consultor e Supervisor na ABPS (1990) e no Instituto GAYA (2011).  Psicoterapeuta de adultos. Atuando em consultório desde 1986. Coautor do livro O Encontro com a Sustentabilidade – Contribuições do Psicodrama.


Sergio Perazzo

Carioca, médico formado pela atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1968. Mora em São Paulo desde 1970, para onde se mudou de corpo e alma. Especialização em Gastroenterologia e Psiquiatria. É Psicoterapeuta, Psicodramatista e Professor-supervisor didata credenciado pela FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama. Professor e Supervisor nas federadas ABPS e SOPSP, além de ministrar aulas em quase todas as federadas no território nacional. Autor de quatro livros expoentes de Psicodrama e de vários artigos publicados em livros e revistas científicas. Publicou vários livros de poesias e é membro titular da Sobrames-SP (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional de São Paulo), desde 1998, tem participado de antologias e coletâneas, além de colaborar com outras publicações da Sociedade. É detentor de 20 prêmios literários. É músico amador (saxofonista e violonista).


Vivien Bonafer Ponzoni

Psicóloga; psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae; didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); terapeuta de família e casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do Núcleo de Psicodrama de Família e Casal da ABPS; consultora de temas sobre comportamento na mídia escrita e falada e coautora dos livros: Gritos e sussurros vol.I (Vetor, 2006); Mulher do século XXI ; Construção pela vivência em terapia familiar; Psicodrama com casais e o Encontro com a Sustentabilidade-Contribuições do Psicodrama.