Psicodramatista – Nível I

O que é psicodrama?

O psicodrama foi criado por Jacob Levy Moreno, médico romeno, nascido em 18 de maio de 1889. Pensando no significado da palavra, “drama” vem de “ação” em grego, e é essa a essência do psicodrama, pois o homem na visão de Moreno, é visto pela sua ação e relação no mundo. O psicodramatista atua também por meio da ação, através de técnicas, dramatizações, jogos e muito mais, o que contribui para a integração do pensar, sentir e querer, utilizando uma forma de trabalhar que vai além do verbal. Um dos principais conceitos que permeia a atuação do psicodramatista é a espontaneidade e criatividade, pois, quando o indivíduo resgata e fortalece esse potencial que há em si, ele aciona sua capacidade de agir com mais autenticidade. O psicodrama, faz parte da socionomia, ciência que estuda as leis sociais e relacionais, contando com uma metodologia profunda, consistente e rica em sua teoria e prática, capaz de trabalhar questões individuais e grupais, no contexto clínico e sócio-educacional, ou seja, em instituições e empresas. Através da ação e do aqui-agora, trabalha demandas de forma profunda e assertiva,  possibilitando alcançar resultados que sustentem as relações saudáveis e também a criatividade, por meio do resgate e fortalecimento do potencial espontâneo e criativo que habita cada ser e cada grupo.

A Formação

A formação total é constituída por três níveis e  dividida em dois focos:  sócio-educacional e  psicoterápico.

Curso de Formação Nível I:

Formação Nível I oferece o título de Psicodramatista no foco psicoterápico para psicólogos e médicos e sócio-educacional para demais formações de nível superior.

Destinado a profissionais de todas graduações que trabalhem com pessoas e/ou grupos; visa atender aos desafios que os profissionais de RH,  educação, saúde e instituições enfrentam em sua atuação. Neste foco o psicodramatista atua no desenvolvimento e na aprendizagem de indivíduos e grupos. Desenvolve-se como um facilitador, utilizando técnicas para estimular que a aprendizagem aconteça de dentro para fora, valorizando o potencial já existente. O aluno aprenderá por meio da teoria e prática realizar: leitura de grupos e das relações, reorganizar grupos por meio da sociometria, facilitar trabalhos com o desenvolvimento e treinamento do papel profissional, fazendo uso do role-playing, do sociodrama e outros métodos de ação. O aluno desenvolverá um projeto de estágio que será supervisionado como cumprimento de horas para conclusão do curso. Possibilidades de atuação: seleção, treinamento, desenvolvimento de equipes, coaching, consultoria, orientação profissional, educação entre outros.

Destinado a psicólogos e médicos; visa desenvolver e enriquecer a leitura e o manejo psicoterápico, individual e grupal, na atuação clínica. Neste foco, o psicodramatista atua com indivíduos e grupos, de diferentes faixas etárias, visando realizar o diagnóstico, o desenvolvimento e o tratamento. O psicodramatista busca promover a plenitude da saúde por meio do resgate e do desenvolvimento da espontaneidade e da criatividade do sujeito. O aluno aprenderá através de teoria e prática realizar um processo psicoterápico individual e em grupo, com estágio supervisionado, dentro do Instituto Social da ABPS. Observação: Poderão ingressar nos cursos os graduados e graduandos que estiverem no último ano do ensino superior.

Programa de aulas

Biografia de Jacob Levy Moreno, bases filosóficas, conceitos fundamentais do psicodrama, visão de saúde (profilaxia e tratamento), matriz de identidade, análise psicodramática, psicopatologia psicodramática, pedagogia psicodramática, sessão psicodramática: contextos, etapas, instrumentos, técnicas básicas: solilóquio, duplo, espelho, inversão de papel, interpolação de resistências, concretização, maximização, átomo social, outras. Teatro espontâneo, jornal vivo, sociodrama, axiodrama, psicodrama, psicoterapia de grupo, sociometria, role-playing, jogos dramáticos, ateliê de ego e diretor, metodologia da pesquisa científica e estágio supervisionado.

Estrutura do curso

300 horas de aulas teórico-práticas
120 horas de supervisão
92 horas de estágio-supervisionado na clínica ABPS
80 horas de terapia com um psicodramatista didata
Trabalho de conclusão de curso orientado por um psicodramatista didata supervisor da ABPS.

Ao final do curso o aluno receberá a titulação de Psicodramatista com registro pela FEBRAP. As diretrizes estruturais do Currículo de Formação em Psicodrama são estabelecidas pelos Princípios Gerais da Formação e Titulação em Psicodrama segundo a FEBRAP e pelo Regimento Interno da Diretoria de Ensino do Curso de Formação de Psicodramatista da ABPS.

Duração do Curso:

• Sábados – 24 meses para turmas com aulas quinzenais, das 9h às 17h30. • Terças e quintas – 18 meses para turmas com aulas semanais das 19h15 às 22h45. Docentes: Adriana Corrêa, Cristiane Tavares Romano, Elizabeth Lorenzetti Bez Chleba, Gisele da Silva Baraldi, José Maria de Morais, Lucio Guilherme Ferracini,  Maria Aparecida Fernandes Martin, Norival Cepeda, Odaice Formagge Santos, Rafaella Celentano, Rosa Lídia Pacheco Pontes e Rosalvo Pires. Tenho interesse