Núcleos de estudo

Destinado aos alunos que já concluíram os módulos do Curso de Formação em Psicodrama Nível 1, demais níveis em formação e Psicodramatistas do foco psicoterápico. Os alunos que participam dos Núcleos em Psicoterapia de Adultos, Casal e Família e Crianças e Adolescentes poderão realizar atendimentos aos pacientes inscritos no Instituto Psicossocial e Educacional (IPSE) da ABPS.

 

Núcleos em Psicoterapia de Adultos

• Supervisor Armando Neto – mensal, segunda 2ª feira do mês, das 18h às 19h

Supervisão de atendimento psicoterápico baseado na Psicopatologia Fenomenológica Compreensiva e Psico-neuro-fisio-patologia, dando sustentação à psicopatologia moreniana.

• Supervisor Norival Cepeda – mensal, as sextas-feiras, das 15h às 18h.

A supervisão é baseada no referencial da Análise Psicodramática, que consiste no conjunto de teorias, métodos e técnicas que embasam a prática psicoterápica, tanto na abordagem das relações interpessoais, como dos conflitos internos.

• Supervisor Sérgio Perazzo – quinzenal, 6ª feira, das 16:30h às 18:30h

Núcleo cuja base de sustentação é exclusivamente psicodramática com a costura pós-moreniana ilustrando a prática e dando sentido ao método e às intervenções técnicas. Os conceitos psicodramáticos são constantemente reatualizados e demonstrado no próprio ato das dramatizações.

• Supervisora Rosa Lídia Pacheco Pontes – mensal, última 6ª feira do mês, das 14h às 18h

Núcleo de supervisão para atendimento clínico de adultos através do psicodrama com foco fenomenológico existencial. Discussão e processamento teórico dos casos clínicos apresentados.

• Supervisor Rosalvo Pires – mensal, segunda 2ª feira do mês, das 8h às 12h

O núcleo tem como objetivo de supervisão desenvolver o papel de psicoterapeuta psicodramático, aprofundar o conhecimento de teorias, técnicas e instrumentos, manejar através do método psicodramático e conhecer outras estratégias de tratamento e desenvolvimento. E como consultoria pretende desenvolver o papel de administrador e financeiro, aprender a empreender no consultório e elaborar trabalhos para Jornadas e Congressos.


Núcleo de Casal e Família

• Supervisora Vivien Bonafer Ponzoni – mensal, primeira 5ª feira do mês, das 14h às 16h

O núcleo baseia-se teoricamente na relação entre a abordagem sistêmica-construcionista e o psicodrama. Esses dois aportes teóricos apresentam muitas interfaces, mas o ponto central de confluência entre eles reside na forma de entender o homem, e agir terapeuticamente com ele. A compreensão do comportamento humano como produto de suas interações confere um aspecto inovador e ampliador no modo de ver e conviver com o outro.


Núcleo em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes

• Supervisoras Cida Martim e Jane Maciel – mensal, primeira 5ª feira do mês, das 16h às 18h

O núcleo tem como objetivo supervisionar a prática de atendimento infantil e adolescente fundamentada na teoria psicodramática. Utiliza recursos técnicos para auxiliar no diagnóstico dos casos possibilitando um encaminhamento adequado.


Núcleo de Supervisão em Educação 

• Supervisor José Maria de Moraes – mensal, última 6ª feira, das 19h às 22h

Indicado para profissionais da educação, instrutores técnicos e operacionais, assistentes sociais e voluntários em instituições que buscam aprimorar e aprofundar sua atuação em sala de aula, tendo como base a metodologia psicodramática, para que sua criatividade e espontaneidade estejam aquecidas para lidar de forma inovadora com desafios do dia a dia.