ABPS

Ansiedade climática: A nossa natureza pede ajuda 19 out

Ansiedade climática: A nossa natureza pede ajuda

Ansiedade por conta do clime

O que é ansiedade climática e como ela afeta as pessoas?

A ansiedade climática é o medo patológico da destruição total do meio ambiente. Trata-se de um conceito ainda novo, mas que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e vem aumentando de forma preocupante.

Esse medo excessivo dos impactos provocados pelas mudanças climáticas é um grande fator gerador de estresse e atinge a saúde mental das pessoas de uma forma global. 

Como a ansiedade climática afeta a vida das pessoas?

É fato que a natureza vem sendo degradada gradualmente e, para impedir essa destruição, a conscientização é de extrema importância, porém quanto mais consciência as pessoas criam, mais angústias e tristezas elas sentem.

Devido à interferência do ser humano no meio ambiente as catástrofes se tornam cada vez mais frequentes. Com isso, as pessoas se sentem mais ansiosas e completamente impotentes diante de tais tragédias.

Como exemplo dessas tragédias, podemos citar o desmatamento, o aquecimento global, derretimento das calotas polares, incêndios florestais, inundações, rompimento de barragens, vazamento de óleo no mar, acúmulo de lixo nos oceanos entre outros.

poluição

Todos esses eventos vêm causando grande devastação, mudanças drásticas no ecossistema, extinção de várias espécies animais e, ainda, colocando em risco a vida dos seres humanos.

Muitos se perguntam: como será o futuro das próximas gerações?

Uma recente pesquisa mundial mostra que os problemas climáticos deixam os adolescentes e jovens adultos, em especial, mais ansiosos e preocupados.

Os brasileiros são os que mais sofrem e temem pelo futuro:

  • 86% acreditam que o futuro é assustador;
  • 80% acham que o governo não liga para a angústia das pessoas;
  • 65% sentem que a segurança familiar está ameaçada.

(Fonte: Revista The Lancet – Jornal da Cultura)

Muitos líderes mundiais e autoridades responsáveis não se dão conta de como a preservação do meio ambiente e do ecossistema são fatores essenciais para a nossa sobrevivência.

Além disso, a natureza traz bem-estar e melhora a saúde física e mental, afinal, fazemos parte dela. Assim, destruindo a biodiversidade estamos destruindo a nós mesmos.

se conectando com a natureaza

Diante disso tudo, a ansiedade climática ou a ecoansiedade, como também é nomeada, traz fortes impactos na vida das pessoas.

Portanto, além dos problemas físicos e materiais, surgem os problemas de ordem emocional, tais como:

  • estresse, ansiedade, depressão, aflição, sentimento de perda;
  • tensão nas relações sociais;
  • abuso de substâncias;
  • transtornos do estresse pós-traumático.

As mudanças climáticas não só deixam as pessoas com medo e assustadas, como também desamparadas, visto que muitas perdem suas casas, seus pertences, perdem entes queridos e, não raramente, precisam se deslocar para outras áreas.

Ainda, mesmo quem não sofre as consequências de uma grande catástrofe tem a sua qualidade de vida afetada devido à poluição do planeta, à crise hídrica e ao aumento da temperatura que, segundo estudos, está associado a maior taxa de suicídios.

O que pode ser feito para atenuar os efeitos da ecoansiedade?

Assim como outros tipos de ansiedade, a ansiedade climática pode ser reduzida com tratamentos psicoterápicos e outras medidas de ordem prática.

Em outras palavras, isso quer dizer que, ao mesmo tempo que podemos cuidar de nós mesmos para diminuir a ansiedade com o auxílio de um profissional, podemos tomar atitudes que ajudem a frear a destruição ambiental. Como por exemplo:

Conscientização sobre o tema:  informe-se sempre e converse com as pessoas próximas sobre esse problema, alertando sobre os cuidados com o meio ambiente e prevenção da ansiedade climática;

Consumo consciente:  mude seus hábitos de consumo, reduza o uso de plásticos, recicle seu lixo, economize água e energia elétrica;

Apoie uma causa:  por exemplo, diminua o consumo de carne, use produtos biodegradáveis;

Mobilidade responsável:  sempre que possível, adote meios de locomoção mais sustentáveis. Você vai ajudar a melhorar o trânsito e diminuir a poluição.

reciclagem consciente

Essas pequenas atitudes, além de colaborar com o planeta, vão fazer você se sentir mais atuante, resultando em maior conforto emocional.

Outro ponto importante é evitar o excesso de notícias sobre o tema e as fontes sensacionalistas que acabam por provocar mais ansiedade.

O aspecto positivo disso tudo é que cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância de preservar o meio ambiente e combater a escassez de recursos naturais em prol da nossa sobrevivência e das gerações futuras. 

A consciência ambiental de cada um, aos poucos, vai se tornando coletiva, e vai trazer resultados mais efetivos para a vida do planeta, para nossa vida e para a nossa saúde mental.

5/5
Tags: