ABPS

Como enfrentar a volta ao trabalho presencial de forma mais leve? 23 nov

Como enfrentar a volta ao trabalho presencial de forma mais leve?

O término do home office e os desafios da volta ao trabalho presencial.

Com o avanço da vacinação e a queda do número de casos e mortes pela covid19, no Brasil, as empresas começam a adotar a volta ao trabalho presencial. 

Do mesmo modo que foi difícil para a maioria das pessoas se adaptar ao home office, a volta ao trabalho presencial também está provocando medo e ansiedade.

Enquanto algumas pessoas estão contentes pelo retorno, boa parte delas se sente angustiada.

As razões para essa insegurança são legítimas, visto que as leis vigentes sobre o enfrentamento da pandemia não definem regras fixas para os protocolos de segurança. Portanto, cada empresa pode proceder de forma diferente, nem sempre oferecendo segurança aos funcionários.

Cuidados com a saúde mental na volta ao trabalho presencial

cansaço no home office

Cada indivíduo é único e, dependendo do seu contexto de vida, pode ser mais difícil se adaptar.

As pessoas passaram por mudanças significativas nas relações familiares, se ajustando à realidade daquele momento. Mudaram a dinâmica de relacionamentos com a família e o trabalho.

No entanto, todos esses acordos e ajustes estão sendo refeitos. Isso traz novamente uma carga de estresse. 

Estamos mergulhados no luto da pandemia. Perdemos pessoas queridas, amigos, familiares, colegas de trabalho e ainda estamos lidando com essas perdas. 

Além disso, tivemos prejuízos econômicos e sociais que vão levar anos para serem superados. 

Assim, a volta ao trabalho presencial neste momento pode ser motivo de grande estresse.

Muitas empresas anunciaram a intenção de manter o trabalho em sistema híbrido, ou seja, alguns dias da semana em home office, outros dias, presencial. Porém, nem todas as empresas estão dando ao funcionário possibilidade de escolha.

Portanto, acreditar que é possível voltar com segurança e tranquilidade é um grande desafio, principalmente, para quem perdeu entes queridos.

Mas é fato que a situação está mais controlada e com o avanço da vacinação e as medidas de proteção, as chances de contaminação são aparentemente mais baixas.

Apoiar-se nessas ideias favoráveis é uma forma de começar um retorno menos traumático.

Além disso, retomar o contato social presencial é essencial para nossa saúde mental, para o nosso desenvolvimento, aprendizado e aperfeiçoamento.

Rever amigos e colegas de trabalho é uma oportunidade para renovar os laços com as pessoas. 

Voltar a ter uma rotina determinada é positivo, uma vez que trabalhando em casa, de certo modo, algumas pessoas perderam um pouco a disciplina e organização, aumentando sem perceber a carga diária de trabalho.

No entanto, se apesar dos pontos positivos, você ainda não está se sentindo capaz de enfrentar esse retorno sozinho, procure ajuda psicológica. 

Como os familiares podem ajudar na volta ao trabalho presencial?

familia e home office

Se você tem alguém da família com dificuldades para sair de casa, o primeiro passo é tentar compreender a sua preocupação e estimulá-la a sair de forma gradual. 

É importante acompanhá-la em pequenas atividades e lembrá-la  da importância do contato com as outras pessoas para nossa saúde mental.

Assim, é necessário compreender que a situação ainda requer cuidados,  porém, com boa parte da população vacinada, o número de mortes e casos graves diminuiu drasticamente.

O que as empresas podem fazer para um retorno mais tranquilo?

As empresas são responsáveis pela manutenção e garantia de um ambiente de trabalho saudável e, neste sentido, devem adotar medidas de vigilância epidemiológica e sanitária para promover a saúde e segurança dos colaboradores.

Como já citado, não há no momento uma obrigatoriedade de um plano específico, mas é importante a fiscalização e o cumprimento de protocolos de segurança que são consenso pelas autoridades sanitárias, como por exemplo: disponibilização de máscara e álcool gel, distanciamento, ventilação e higienização frequente dos ambientes e a exigência de vacinação, sempre de forma coerente.

Outro ponto de extrema importância é valorizar e ouvir os sentimentos dos colaboradores e fazer o retorno de forma gradual.

As pessoas podem ser convidadas a falar como estão se sentindo, expor suas preocupações com o retorno. Promover bate-papos pode ter efeitos bastante positivos, pois se sentir ouvido é algo muito importante em qualquer relação.

Apoio e suporte emocional por parte das empresas nesse momento é essencial. Fazer parcerias com instituições para promover terapias em grupo e disponibilizar profissionais da saúde mental. 

Terapia em grupo

Uma vez que os funcionários se sintam acolhidos, esse retorno pode ser bem mais tranquilo.

Dicas para a volta ao trabalho presencial 

  • Os seres humanos têm uma grande capacidade de adaptação. Olhar para as mudanças e o estresse atual e lembrar de outras situações passadas e superadas, vai ajudar a superar essa também;
  • Lembrar que essa é uma fase de transição. Como tudo na vida essa é uma situação que vai passar;
  • Não se comparar aos outros. Se seu colega de trabalho se adaptou rapidamente, tudo bem! Mesmo que você demore um pouco mais, você também vai se adaptar; 
  • Planejar. O retorno presencial vai exigir novos horários, mudança de hábitos alimentares, uso de transporte público, assim, um planejamento pode amenizar bastante a ansiedade;
  • Retome amizades antigas. Muitos colegas de trabalho foram desligados durante a pandemia e outros novos contratados. Aproveite a oportunidade e faça novos contatos, reforce as amizades antigas. Sair e reencontrar colegas que há muito tempo não vemos pessoalmente pode ser muito bom; 
  • Lembre-se que todos estão passando pela mesma situação e toda empatia é válida nesse momento;
  • Faça atividade física de relaxamento, meditação e respiração;
  • É importante não esquecer do lazer e do contato com a natureza.

Vale ressaltar que, em casos mais persistentes, quando a preocupação e o medo demoram muito a passar, problemas como crises de ansiedade, pânico e outros transtornos mentais podem surgir ou se agravar. Nestes casos é necessária uma avaliação com profissional da saúde mental.

O ser humano devido a sua constituição física e psíquica, é adaptável a todas as mudanças e situações em que a vida o coloca. Não é a toa que o conceito base do Psicodrama é o da espontaneidade-criatividade!

Mais uma recomendação para um retorno mais tranquilo é o diálogo entre a empresa e seus colaboradores para uma transição com menor impacto possível para a saúde mental das pessoas, de forma que seja bom para os dois lados, uma vez que com funcionários saudáveis e produtivos a empresa também é beneficiada. 

Este artigo foi interessante para você? Entre em contato conosco para mais informações sobre como cuidar da sua saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *