ABPS

Conheça os benefícios da formação psicodramatista da ABPS 27 abr

Conheça os benefícios da formação psicodramatista da ABPS

Formacao-psicodramatista

Você pensa em ingressar em um curso de formação em psicodrama, mas ainda não sabe qual escola escolher?

Continue esta leitura e você terá a resposta para essa pergunta!

A ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama é uma instituição formadora de psicodramatistas que prima pela qualidade da formação teórico-prática que oferece, mas também zela fortemente pelas pessoas e suas relações.

Fundada em 3 de dezembro de 1970 por José Manoel D’Alessandro, Íris Soares de Azevedo e Alfredo Correia Soeiro e outros grandes psicodramatistas da época, a ABPS foi a primeira escola de Psicodrama no Brasil, e hoje continua sendo a número 1.

Além dos benefícios da formação psicodramatista, a ABPS oferece assistência à comunidade através de atendimento psicológico, grupos psicoeducativos, com trabalhos socioeducacionais e organizacionais oferecendo diversos tipos de intervenções com base na filosofia e metodologia psicodramática.

Conheça os benefícios da formação psicodramatista da ABPS

Veja por que você deve fazer sua formação em psicodrama na ABPS:

  • VÍNCULOS DE BASE AFETIVA, MORAL E ÉTICA

O grande diferencial da ABPS está na construção das relações de afeto entre as pessoas envolvidas neste trabalho: professores, supervisores, alunos, colegas de turma e todas as pessoas que de alguma forma fazem parte do curso de formação psicodramatista.

A formação psicodramatista na ABPS se destaca não só pelo conteúdo amplo e consistente, capacitando e formando os melhores profissionais, mas também pelos vínculos de afetividade criados nas relações com as pessoas.

“A ABPS é minha segunda casa. Ela é um lar, um lugar onde tento dar para as pessoas um pouco daquilo que ela me deu.” Cida Martin – Presidente (2001/2004 – 2009/2012)

Conheça os benefícios da formação psicodramatista da ABPS

O ambiente da ABPS é familiar com uma conexão forte entre as pessoas. É uma instituição que preza pelos bons relacionamentos, com vínculos de confiança entre alunos e professores.

Na ABPS o aluno se sente acolhido, valorizado e vê significado naquilo que está aprendendo. Assim, esse empenho da instituição para priorizar esse vínculo com os alunos favorece o aprendizado.

Muitos profissionais se formam e constroem suas carreiras dentro do clima acolhedor da ABPS, criando relações de amizade e respeito, dessa forma, estimulando o crescimento pessoal e profissional, como uma verdadeira família. 

Além disso, o ambiente propicia a criação de uma rede de contatos para desenvolvimento de suas carreiras, visto que a ABPS trabalha na formação do aluno e o auxilia na trajetória de sua carreira.

Por esses motivos, o curso de formação psicodramatista da ABPS é o melhor e o mais completo nesta área.

A formação de profissionais gabaritados vai muito além, expandindo-se através dos ideais das novas gerações, estimulando o resgate da espontaneidade-criatividade e o desenvolvimento humano, respeito às diferenças, o exercício da cidadania, valores éticos, vida em sociedade, estímulo e prática de valores como respeito, amor ao próximo e a participação das famílias nos projetos sociais no estabelecimento de inter-relações transformadoras, saudáveis e profundas.

“…Aqui eu fiz a minha carreira como psicólogo. Esse clima afetivo da ABPS foi o que mais me atraiu, eu me senti bem desde o primeiro dia que eu vim aqui.”Antonio Pontes – Presidente (1991/1992)

A formação psicodramatista encontrada na ABPS conta com uma vertente muito ampla, uma vez que ela atende tanto o campo clínico, terapêutico, quanto o socioeducacional, com muita consistência.

Formação psicodramatista da ABPS
  • ESTRUTURA E CONTEÚDO DO CURSO:

O curso de formação psicodramatista é baseado na obra de Jacob Levy Moreno, criador do psicodrama, porém, sem deixar de inovar, apresenta um conteúdo rico que integra o psicodrama clássico com tudo que foi construído até os dias atuais.

A ABPS é uma instituição aberta para pluralidade de conhecimento.

A formação psicodramatista é dividida em dois focos:

Psicoterápico: destinado a psicólogos e psiquiatras;

Socioeducacional:  visa atender aos desafios de profissionais de Recursos Humanos, educação, saúde e instituições, com possibilidades de atuação em seleção, treinamento, desenvolvimento de equipes, coaching, consultoria, orientação profissional, educação, entre outros.

Formação psicodramatista da ABPS

Instituto Psicossocial ABPS - Estágio Supervisonado

O Instituto psicossocial da ABPS contribui com o resgate da espontaneidade e criatividade para a saúde das pessoas e organizações além de contribuir em estudos e pesquisas dos profissionais associados.

Respeitando a área de atuação de cada profissional, o foco da sua formação, o aluno tem a possibilidade de cumprir seu estágio junto ao IPSE – Instituto Psicossocial da ABPS.

O programa de estágio do IPSE oferece a comunidade a oportunidade de contar com o desenvolvimento de projetos de um psicodramatista em formação tanto no campo psicoterápico, psicoterapia para você, quanto na área socioeducacional, psicodrama para sua empresa, enquanto supervisiona esse aluno em sua trajetória dentro do Psicodrama.

O curso completo é composto por três níveis:

Nível I – Formação com título de Psicodramatista no foco psicoterápico para psicólogos e psiquiatras, e socioeducacional para demais formações de nível superior.

Nível II – Formação com título de Psicodramatista Didata. Habilita o psicodramatista na docência, tornando-o professor em Psicodrama, além de possibilitar ao psicodramatista do foco psicoterápico uma complementação para atuar como psicoterapeuta de alunos da formação em psicodrama.

Nível III – Formação com título dePsicodramatista Didata Supervisor dos focos Socioeducacional ou Psicoterápico. Capacita a ser supervisor e orientador de TCCs.

“…Aqui eu me encontrei, dentro do psicodrama, e aí, toda a minha carreira foi só ascensão.” Cristina Salto – Professora Supervisora 

Formação psicodramatista da ABPS

Além das aulas regulares, que podem ser presenciais ou online, o curso conta com conteúdos extras, como: palestras, aulas abertas, minicursos, núcleos de estudos e jornadas para apresentação de trabalhos de titulação de alunos.

Com esses conteúdos, além de proporcionar momentos únicos de encontro, troca de experiências e saberes, com atividades dirigidas por grandes nomes do psicodrama, os alunos em formação têm a oportunidade de participar e dirigir suas próprias atividades.

Ainda, os núcleos de estudos e supervisão visam ampliar o conhecimento e o desenvolvimento da prática psicodramática de acordo com a área de atuação de cada participante.

Essa formação primorosa reverte-se em enormes benefícios para a comunidade e para todos que fazem parte da ABPS, como uma família que cria laços fortes e permanentes.

Quer saber mais detalhes sobre os benefícios da formação psicodramatista? Entre em contato com a gente! Teremos imenso prazer em atendê-lo(a).

2 thoughts on “Conheça os benefícios da formação psicodramatista da ABPS

  1. Denise

    Gostaria de saber sobre o curso de formação em psicodrama. Sou psicopedagoga e resido no Rio de Janeiro. O curso é híbrido? Obrigada.

    1. abps

      Olá, para saber mais sobre nossa formação, a forma mais rápida é via whatsapp: 11 93276.8789

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.