A Neuropsicologia busca entender as relações entre estruturas cerebrais, processos psicológicos e comportamentos. Estuda diversas funções cognitivas, incluindo inteligência, atenção, memória, linguagem, percepção e praxias; aspectos emocionais e as funções executivas.
Para isso, a neuropsicologia utiliza como referencia os conhecimentos oriundos da psicologia, neuroanatomia, neurofisiologia, psiquiatria e pedagogia.
O método de investigação da neuropsicologia é a avaliação neuropsicológica, e seus principais recursos de avaliação envolvem dois aspectos, os quantitativos representados por testes normatizados e os qualitativos representados por entrevistas, inventários, escalas, observações entre outros.
Os recursos utilizados na avaliação neuropsicológica variam de acordo com a formação de base do profissional, os locais de treinamento e os materiais disponíveis, devendo abordar as principais áreas do funcionamento cognitivo, que permitam decisões sobre a necessidade de utilizar instrumentos mais específicos e refinados a fim de aprofundar a investigação.
Os objetivos da avaliação é auxiliar no processo de diagnóstico diferencial, identificar a presença ou ausência de alterações cognitivas e o nível de funcionamento em relação ao nível ocupacional, contribuir no planejamento do tratamento e acompanhar a evolução do quadro clínico, tendo em vista o seu perfil neuropsicológico.
Como já citado, a base de formação do profissional que realiza a avaliação terá uma influencia na escolha dos recursos escolhidos por ele, assim como no raciocínio clínico desenvolvido a partir de todas as informações coletadas.
Mas afinal, como o Psicodrama pode auxiliar neste processo?
O Psicodrama é uma ciência que “explora a verdade através de métodos dramáticos”. Sua origem recebe influência do teatro, da psicologia e da sociologia. Tem como premissa básica, o “ser humano em relação”, não o entendo e tratando como um ser isolado. Desta forma, compreende que a formação do eu se dá a partir das relações interpessoais estabelecidas desde a infância, considerando ainda a influência da Genética, da Espontaneidade, da Tele e do Ambiente neste processo.
A partir do citado, o Psicodrama oferece fundamentos teóricos e metodológicos importantes para compreendermos a história do indivíduo, as relações estabelecidas desde sua infância, como estas influenciam seus critérios de escolha, seu comportamento, sua maneira de lidar com as emoções e resolver problemas, informações extremamente importantes na construção do raciocínio clínico necessário tanto no processo de avaliação como no de intervenção.
Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), Formação em Psicodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (Nível1/2000, Nível II – Didata/2003, Nível III – Docente Supervisora/2013), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós Graduação em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo (2021). Atua como psicoterapeuta e neuropsicóloga em consultório particular, atendendo crianças, adolescentes e adultos.
Psicólogos e psicodramatistas
19 de Abril (Sexta-feira, das 19h às 22h) e
20 de Abril (Sabado, das 9h às 17h30,
intervalo para almoço das 12h às 13h30).
Formato presencial na ABPS!
Valor: R$270,00 para sócios e R$300,00 para não sócios, pagamento até 18/04!