Conheça algumas obras literárias escritas por parceiros ABPS
Organizado por Cida Martin e Maisa Altarugio, este livro visa divulgar o trabalho da psicodramatista argentina Maria Alicia Romaña, que desenvolveu a pedagogia psicodramática. Os três primeiros capítulos resgatam aspectos históricos e conceituais do psicodrama e da pedagogia psicodramática, versando sobre a relação de J. L. Moreno com a educação, aspectos da vida e da obra de Romaña e os diálogos possíveis entre a pedagogia psicodramática e as metodologias ativas. Os onze capítulos restantes refletem sobre experiências realizadas pelos autores, que, como diretores, deixaram marcas reais, simbólicas e imaginárias no público que as vivenciou. Alguns dos assuntos abordados são: o papel social e psicodramático do professor; o método educacional psicodramático e o protagonismo do educando; o jogo dramático como instrumento na sala de aula; o papel do professor na produção de uma consciência crítica; a pedagogia psicodramática como metodologia ativa na formação de professores; jogos dramáticos nas aulas online; o role-playing como proposta pedagógica; o sociodrama como facilitador do desenvolvimento do papel profissional, e a neurociência e o aprendizado com psicodrama. Por fim, como sugerido por Maria Alicia, em nome da construção coletiva do conhecimento, o leitor é convidado a compartilhar suas experiências, impressões e sentimento sobre a obra.
Alfredo Correia Soeiro (1995) – Nesta edição revisada o autor desenvolve as várias maneiras através das quais o Psicodrama pode atuar no tratamento de psicopatologias.
Maria Aparecida Fernandes e Norival Albergaria Cepeda (2010) – Em 1970, auge da ditadura militar, cerca de 3 mil pessoas se reuniram no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp) para participar do V Congresso Internacional de Psicodrama, o primeiro do gênero no país. Recheado de depoimentos, o livro constitui um emocionante documento com informações, reflexões e emoções experimentadas pelos pioneiros dessa abordagem no Brasil.
Sergio Perazzo (2010) – Este livro é um sopro de renovação teórica e prática do psicodrama. O forro, o estofo, a base, a fundamentação teórica sólida, o cimento que falta preenchendo as suas lacunas, a integração de Moreno com os autores pós-morenianos. Leiam também a edição atualizada de Descansem em paz, os mortos dentro de mim (2019) do mesmo autor.
Rosa Lidia Pontes (2018) – Propõe um novo paradigma educacional, integrando as idéias de ois grandes pensadores que se recusam a fragmentar o ser humano, reduzindo-o apenas à dimensão racional, e acreditam em um futuro para a humanidade e para o planeta calcado no diálogo profícuo entre os seres humanos: Edgar Morin e Jacob Levy Moreno.
Maria Alicia Romaña (2012) – A Pedagogia Psicodramática é seu legado ao século XXI. Trata-se de uma proposta pedagógica construída ao longo de mais de meio século por uma educadora, que fala de educação a partir do contato com o chão de escolas. Tradução: Alcione Dias Ribeiro (2019).
Organizado e escrito por Maria Célia Malaquias (2020), preenche a lacuna, da raridade do tema das relações étnicos-raciais no meio psicodramático. Reúne profissionais, como Lucio Guilherme Ferracini que discute o tema do racismo a luz do Jornal Vivo.
Organizado por Elisabeth Lorenzetti Bez Chleba e Cristiane Tavares Romano, a obra reúne 14 psicodramatistas que apresentam ideias e exemplos de como é possível promover o despertar de consciências para construir uma sociedade mais sustentável.