ABPS

Núcleos de estudos

Grupos de supervisão destinados a alunos que desejam trabalhar suas demandas profissionais e que já concluíram os módulos do Curso de Formação em Psicodrama Nível 1, demais níveis em formação. Atualmente temos núcleos voltados para Psicodramatistas do foco psicoterápico e Socioeducacional, além de interessados em psicodrama nos núcleos específicos.

Destinado a psicodramatistas dos diversos níveis, bem como aos alunos que já concluíram os módulos do Curso de Formação em Psicodrama Nível 1 e interessados em psicodrama, os núcleos de estudos e supervisão visam ampliar o conhecimento e o desenvolvimento da prática psicodramática  de acordo com a área de atuação de cada participante. 

Os alunos de foco psicoterápico que participam dos Núcleos em Psicoterapia de Adultos, Casal e Família ou Crianças e Adolescentes poderão realizar atendimentos aos pacientes inscritos no Instituto Psicossocial e Educacional (IPSE) da ABPS.

Núcleos em Psicoterapia de Adultos

WhatsApp Image 2023-04-14 at 10.30.11
Supervisora

Cristiane Tavares Romano

Núcleo de Estudos e Supervisão para Não Psicodramatistas

Esse núcleo de supervisão tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do papel de psicoterapeuta e de oferecer um espaço voltado para psicólogos e psiquiatras com e sem titulação em psicodrama, que tenham interesse em conhecer esta abordagem. O núcleo é composto pela discussão de casos, com enfoque na socionomia moreniana e na visão integral do ser humano, como um ser complexo e influenciado por múltiplos fatores, e pelo aprofundamento teórico e metodológico que facilite a atuação clínica.

Breve currículo

Psicóloga, psicodramatista didata-supervisora pela ABPS, docente nos cursos de formação em psicodrama da ABPS e SOVAP, com especialização em terapia de casal e família pela PUC/NUFAC/SP, com formações complementares em TCC e neuropsicologia pelo CETCC, terapia cognitiva narrativa e da compaixão pelo IPQ/HC/SP.

Periodicidade: Sextas-quinzenais, horário: 13h às 15h- Formato Online

Armando
Supervisor

Armando de Oliveira Neto

Foco em Psicopatologia

Supervisão de atendimento psicoterápico baseado na Psicopatologia Fenomenológica Compreensiva e Psico-neuro-fisio-patologia, dando sustentação à psicopatologia moreniana. Foco no diagnóstico e manejo.

Breve currículo

Médico psiquiatra psicoterapeuta; ex-professor de Psicopatologia em diversas faculdades (como na Universidade de Mogi das Cruzes, Paulista de Psicologia, São Marcos, Metodista, etc.), ex-médico psiquiatra do Sanatório Américo Bairral (Itapira), do Hospital da Aeronáutica de São Paulo, aposentado do setor de psiquiatria infantil do Hospital do Servidor Público Estadual, do Hospital Infantil Cândido Fontoura e do CAPS da Infância e Adolescência da Moóca. professor-supervisor pela FEBRAP, desde 1977. Mentor do Módulo de Psicopatologia da ABPS.

Periodicidade: Mensal, primeiras segundas-feiras de cada mês, horário: 13h00 às 14h00, com possibilidade de mudança – Formato Online

Núcleo - Norival Albergária
Supervisor

Norival Cepeda

Foco em Análise Psicodramática

A supervisão é baseada no referencial da Análise Psicodramática, que consiste no conjunto de teorias, métodos e técnicas que embasam a prática psicoterápica, tanto na abordagem das relações interpessoais, como dos conflitos internos.

Breve currículo

Psicólogo, Psicoterapeuta, Psicodramatista Supervisor, pela ABPS, especialista em Análise Psicodramática pela EPP – Escola Paulista de Psicodrama, docente em Psicodrama, co-autor do livro “Masp 1970. O Psicodrama”

Periodicidade: Mensal, uma sexta-feira de cada mês, horário: das 15h30 às 18h30 – Formato Online

WhatsApp Image 2022-11-11 at 19.09.43
Supervisora

Odaice Formagge Santos

Foco no Psicodrama e na visão Sistêmica e Fenomenológica

O núcleo tem como base o referencial teórico e metodológico do psicodrama, acrescentando a visão sistêmica e fenomenológica e a relação entre estas abordagens. A supervisão irá priorizar a discussão dos casos tanto nos aspectos psicodinâmicos do paciente como nas possíveis ações dramáticas, buscando o desenvolvimento do papel do psicoterapeuta.

Breve currículo

Psicóloga, Psicoterapeuta, Psicodramatista Didata e Supervisora. Atua na área clínica com atendimentos individuais e grupais a adolescentes, adultos e casais, psicoterapia breve e grupos tematizados. Supervisora clínica individual e grupo.

Periodicidade: Quintas-quinzenais, horário: 09h00 às 11h00 – Formato Online

Rosa Lídia Pontes
Supervisora

Rosa Lídia Pacheco Pontes

Foco sociométrico e fenomenológico existencial

Núcleo de supervisão para atendimento clínico de adultos através do psicodrama com foco sociométrico e fenomenológico existencial. Discussão e processamento teórico dos casos clínicos apresentados.

Breve currículo

Psicóloga, Psicodramatista, Terapeuta de alunos e professora supervisora, Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Psicologia Organizacional, Mestre em Educação, Autora de livros, capítulos e artigos. Experiência no atendimento de adultos e casais com foco em na teoria e prática de J L Moreno, principalmente em sociometria e fenomenologia existencial.

Periodicidade: Mensal, última sexta-feira do mês, das 14h00 às 18h00 – Formato Online

Núcleo - Sérgio Perazzo
Supervisor

Sergio Perazzo

Foco na costura pós-moreniana

Núcleo cuja base de sustentação é exclusivamente psicodramática com a costura pós- moreniana ilustrando a prática e dando sentido ao método e às intervenções técnicas. Os conceitos psicodramáticos são constantemente atualizados e demonstrados no próprio ato das dramatizações.

Breve currículo

Carioca, médico formado pela atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1968. Mora em São Paulo desde 1970, para onde se mudou de corpo e alma. Especialização em Gastroenterologia e Psiquiatria. É Psicoterapeuta, Psicodramatista e Professor-supervisor didata credenciado pela FEBRAP – Federação Brasileira de Psicodrama. Professor e Supervisor nas federadas ABPS e SOPSP, além de ministrar aulas em quase todas as federadas no território nacional. Autor de quatro livros expoentes de Psicodrama e de vários artigos publicados em livros e revistas científicas. Publicou vários livros de poesias e é membro titular da Sobrames-SP (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional de São Paulo), desde 1998, tem participado de antologias e coletâneas, além de colaborar com outras publicações da Sociedade. É detentor de 20 prêmios literários. É músico amador (saxofonista e violonista).

Periodicidade: Quinzenal, segundas-feiras, das 15h00 às 16h30 – Formato Online

foto nucleo
Supervisora

Mariana Kawazoe​

Supervisão Integral: Empreender no Consultório e Aprofundamento Clínico para Psicoterapeutas Psicodramatistas​

A supervisão se propõe a fazer uma parte de consultoria aos psicoterapeutas, pretensão desenvolver o papel de administrador-financeiro e aprender a empreender no consultório (captação, honorários, primeira entrevista, manutenção de pacientes, marketing do psicoterapeuta etc.). Na parte de supervisão de caso clínico, o objetivo é desenvolver o papel de psicoterapeuta, aprofundar o conhecimento de teorias, técnicas e instrumentos, manejar através do método psicodramático e conhecer outras estratégias de tratamento e desenvolvimento.​

Breve currículo

Psicóloga, psicoterapeuta e orientadora profissional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Psicodramatista didata-supervisora e terapeuta de aluno pela PUC/SP, SOPSP e ABPS. Especialista em psicoterapia pelo Conselho Regional de Psicologia-SP (CRP-SP). Formada em terapia cognitivo-comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC). Pós-graduada em Neurociência e Comportamento pela PUC/RS. Coautora do artigo “Psicodrama” na revista Mente & amp; Cérebro – edição especial Psicoterapias. Revisora técnica dos livros: Quem sobreviverá? Edição do estudante, Psicodrama – Terapia de ação & princípios da prática, Psicodrama em HQ, O teatro da espontaneidade e Fundamentos do Psicodrama.​

Periodicidade: Sextas-quinzenais, horário: 09h00 às 11h00. – Formato Online

Supervisão fundamentada na psicopatologia psicodramática, baseada na fenomenologia compreensiva e psiconeurofisiologia.

Supervisão em psicoterapia psicodramática baseada na psicopatologia psicodramática fenomenológica compreensiva, entrelaçada com os conhecimentos atuais de psiconeurofisiologia ( Neurociências).

Foto Adriana Corrêa
Professora

Adriana Corrêa

Breve currículo

Mestre pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP 2019; Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -1990; Psicodramatista Didata foco Psicoterápico formada pela ABPS – 1997; Formação em Terapia Interpessoal pela UNIFESP - 2016; Formação em Terapia de casais pelo Instituto Bustos – 2001; Atuando em consultório desde 1990. Professora da ABPS – atual. Experiência de 27 anos em Recursos Humanos, tendo atuado como Consultora desde 2000.

Foto Rosalvo Pires
Supervisor

Armando de Oliveira Neto

Breve currículo

Médico psiquiatra, com residências médicas em Psiquiatria (Santa Casa/SP) e Psiquiatria Infantil (FMUSP). Cursos de Mestrados em Psicologia (PUCSP) e Psiquiatria Infantil (IAMSPE). Iniciado na Clínica Psiquiátrica no Hospital de Juquery (1969), aposentando-se no IAMSPE (Psiquiatria Infantil/2003), com experiência em outros serviços. Ex-professor universitário em Cadeiras de Psicopatologia, tanto em cursos de Psicologia, quanto de Medicina. Tomou contato com o Psicodrama em 1970, com formação pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, e desde então segue nesta instituição, assim como em outras, como Professor-Supervisor, pela Federação Brasileira de Psicodrama.

foto Armando de Oliveira Neto
Supervisor

Rosalvo Pires

Breve currículo

Psicólogo formado pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo (1985), Psicodramatista Didata Supervisor – Foco Psicoterápico pela ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (1989), Especialista em Psicologia Clínica (1986), Consultor e Professor do Espaço Psi (2000) e Professor de Psicopatologia Psicodramática e Supervisor da ABPS (1990) e do Instituto GAYA (2011), Atendimento de adulto. Atuando em consultório desde 1986.

Periodicidade: Segundas-quinzenais, das 12h00 às 14h00 horas – Formato Online

Núcleo de Casal e Família

Vivien
Supervisora

Vivien Bonafer Ponzoni

Foco na relação entre a abordagem sistêmica-construcionista e o psicodrama

O núcleo baseia-se teoricamente na relação entre a abordagem sistêmica-construcionista e o psicodrama. Esses dois aportes teóricos apresentam muitas interfaces, mas o ponto central de confluência entre eles reside na forma de entender o homem, e agir terapêuticamente com ele. A compreensão do comportamento humano como produto de suas interações confere um aspecto inovador e ampliador no modo de ver e conviver com o outro.

Breve currículo

Psicóloga; CRP 06 3257; psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae; didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); terapeuta de família e casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); coordenadora do Núcleo de Psicodrama de Família e Casal da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama; coordenadora do Fórum de Reflexão da Associação Paulista de Terapia Familiar(2012 a 2014); consultora de temas sobre comportamento na mídia escrita e falada e coautora dos livros: Gritos e sussurros vol.I (Vetor, 2006); Mulher do século XXI (Roca, 2008); Construção pela vivência em terapia familiar (Roca, 2011); Psicodrama com casais (Ágora, 2016) e o Encontro com a Sustentabilidade-Contribuições do Psicodrama(Polo Printer,2020).

Periodicidade: Primeiras quintas-feiras do mês, das 14h00 às 16h00 – Formato Online

Núcleo em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes

NEPI - Núcleo de estudos de psicodrama infantil

Destinado a psicóloga/os que trabalham ou queiram trabalhar com crianças. Tem como objetivo desenvolver e aprofundar o conhecimento do atendimento infantil, psicodiagnóstico e psicoterapia. Considerando que o trabalho com crianças envolve família e muitas vezes a escola. A supervisão segue o referencial teórico e metodológico do Psicodrama, utilizando leituras, as técnicas e instrumentos da abordagem.

cida-martin
Supervisora

Cida Martin

Breve currículo

Psicóloga clínica e social, Psicodramatista Didata-Supervisora pela ABPS/FEBRAP nos focos Psicoterápico e Sócio educacional. Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie, realiza atendimento psicoterapêutico infantil, adulto, casal e família, individual e grupal, professora/supervisora universitária, coordenadora do Núcleo de Estudos de Psicodrama Infantil — NEPI/ABPS. Autora de livros e artigos, dentre eles, “MASP 1970: O Psicodrama.”

Núcleo - Jane Maciel Settembre
Supervisora

Jane Maciel Settembre

Breve currículo

Desde 1991 atendo em consultório particular, adultos, adolescentes, crianças e casal. Supervisora do Núcleo de estudos de psicodrama Infantil (NEPI/ABPS). Trabalho voluntário em instituição do terceiro setor, com menor aprendiz (PROJOV), no período de 1998 a 2008, utilizando o Sociodrama e Teatro Espontâneo. Trabalho em Clínica de Cirurgia Plástica, atendendo os pacientes no pré e pós cirúrgico de 1998 a 2001.

Periodicidade: Quinzenal, às sextas-feiras, das 13h30 às 15h00 – Formato Online

Núcleo: Luto, Arte, Psicodrama e Afins – LAPA

lucio-ferracini
Supervisor

Lucio Guilherme Ferracini

LAPA – grande pedra ou laje que, ressaindo de um rochedo, abrigo. Transmite alegria e vivacidade. Descontraído e popular. Pequeno animal marinho dotado de uma concha protetora. Habita as costas rochosas de todas as partes do mundo.

Visa através da psicologia, arte e psicodrama compreender os processos de morte e luto, vivenciados pelos pacientes/clientes assistidos pelos participantes.

Método:

Grupo de estudo de artigos e livros referentes ao tema, dramatizações e estudo de caso.

Público

Psicólogos

Breve currículo

Psicólogo, formado em Psicologia da Saúde/Hospitalar e Cuidados Paliativos, Psicodramatista Didata Supervisor, formação em Cuidados Paliativos, Mestre em Ensino da Ciências da Saúde, Psicoterapeuta Clínico e Professor, preceptor e supervisor universitário em curso de Psicologia.

Periodicidade: Mensal, às sextas-feiras, das 16h00 às 19h30 – Formato Online

Núcleo - Elisabeth L Bez Chleba
Supervisora

Elisabeth L Bez Chleba

Foco em gestão de treinamento e desenvolvimento organizacional

Gestão em treinamento e programas de desenvolvimento organizacional e terceiro setor. Tem por objetivo: discutir e compartilhar propostas de desenvolvimento profissional, utilizando-se de ferramentas organizacionais, com o enriquecimento sociodramático para a aplicação no seu contexto de trabalho.

Público

Profissionais de recursos humanos, projetos sociais e ambientais

Breve currículo

Psicóloga, Pós Graduada em RH, MBA em Gestão de Tecnologia Ambiental, Psicodramatista Didata Supervisora em Socioeducacional, 35 anos de experiência em RH, 3 anos de colaboração em projetos sociais com jovens, realização de projetos expositivos de educação ambiental sobre a água e a terra ( Corpo d’água na Umapaz/ Parque Ibirapuera e Centro de Cultura Judaica e Terra no Catavento).

Periodicidade: quinzenal – 4ª feiras – das 18h30 às 20h30 – Formato Online

Núcleo Socioeducacional

jose-maria
Supervisor

José Maria de Morais

NUSPE - Núcleo socioeducacional em Pedagogia Psicodramática

Os encontros são indicados para profissionais da educação. instrutores técnicos e operacionais, assistentes sociais e voluntários em ONGs que buscam aprimorar e aprofundar sua atuação em sala de aula, tendo como base a Pedagogia Psicodramática, para que sua criatividade e espontaneidade esteja aquecida para lidar de forma inovadora com os desafios do dia a dia.

Público

Profissionais de recursos humanos. projetos sociais e ambientais

Breve currículo

Pedagogia pela Unifatecie (concluído). Extensão em Direitos da Criança e do Adolescente com enfoque na Violência Doméstica pelo Círculo de Cultura (concluído). MBA em Gestão Empresarial pela FGV/EPGE-RJ. Psicólogo pela Universidade Braz Cubas, Didata-Suporvisor e Psicodramatista pela ABPS Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, mediador de conflitos pelo instituto Familiae/SP. pós-graduação em Programação Neurolinguística pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Administração de Recursos Humanos pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor no curso de pós-graduação em Administração de Recursos Humanos na UNIP e na Faculdade do Clube Náutico Mogiano nas disciplinas Psicologia da Educação e Psicomotricidade. Supervisor e professor no curso de Psicodrama Sócio-Educacional na ABPS/SP. Consultor comportamental em organizações desde 1991 em diversos projetos: Bandeirante Energia, SBS Internacional, Eletronorte. Bosch, Natura, Johnson Johnson, SEBRAE, SESI, PepsiCo, Itaú Seguros. Vale, Hospital Ipiranga. GRAACC, Hospital A.C.Camargo. Grupo DASA e as consultorias: Quantum, Braune, Bridge, Rabaglio, Espacio CRECER, Oficina de Liderança, Inspirar e Oficina de Talentos. Padrinho Afetivo desde 2015 e Coautor do livro O Encentro com Sustentabilidade - Contribuições do Psicodrama - Editora PoloBooks, 2020.

Periodicidade: 4ª quinta-feira de cada mês, das 14h00 às 17h20 – Formato Online

Maisa
Supervisor

Maisa Helena Altarugio

NEPP - Núcleo de estudos e práticas pedagógicas

Núcleo voltado para estudos e práticas pedagógicas baseados na Pedagogia Psicodramática, especialmente no referencial de Maria Alícia Romaña. O objetivo é auxiliar psicodramatistas no trabalho com ensino, e aprendizagem da Pedagogia Psicodramática, além de capacitar para outros contextos educacionais formais e não formais promovendo a prática e a divulgação de metodologias ativas, lúdicas e não-livrescas.

Público

Profissionais que atuem com educação forma e informal, em escolas e instituições de modo geral.

Breve currículo

Possui graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado em Ensino de Ciências e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC, atuando na graduação e pós-graduação. Tem formação em Psicodrama Socioeducacional pela ABPS. Ganhadora do prêmio FEBRAP em 2020 e organizadora do livro Pedagogia Psicodramática: Uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem (2022).

Periodicidade: mensal, primeira quarta-feira de todo mês, das 18h00 às 21h50 – Formato Online

Núcleo - Elisabeth L Bez Chleba
Supervisor

Elisabeth L. Bez Chleba

NEPS - Núcleo de estudos e práticas socioeducacionais

Objetivos: Discutir, fundamentar e compartilhar propostas de desenvolvimento de trabalhos grupais de ordem social, educacional e/ou organizacional, utilizando-se de princípios e ferramentas morenianas, para a aplicação no seu contexto de trabalho. • Discutir trabalhos a serem desenvolvido pelos integrantes • Associar com a Metodologia • Orientar a construção das propostas • Acompanhar e ajustar o percurso dentro dos princípios da abordagem psicodramática • Discutir bases bibliográficas, proposta pelo grupo • Compartilhar experiências profissionais para agregar ao desenvolvimento • Acompanhar e orientar a produção de trabalhos de conclusão das formações para o Nível 2 e 3.

Público

Profissionais que desenvolvam trabalhos nas áreas social, ambiental, educacional e/ou organizacional.

Breve currículo

Psicóloga, Pós-graduada em RH, MBA em Gestão de Tecnologia Ambiental, Psicodramatista Didata Supervisora Socioeducacional e atual Presidente e Supervisora Didata da ABPS ( Assoc. Bras. Psicodrama e Sociodrama- SP), 35 anos de experiência em Recursos Humanos, 3 anos de colaboração em projetos sociais com jovens, projetos de educação ambiental sobre a Água e a Terra. Coorganizadora do livro “O Encontro com a Sustentabilidade - Contribuições do Psicodrama” e colaboradora do livro “Pedagogia Psicodramática – Uma proposta de metodologia ativa de Maria Alícia Romaña”. Formada nos 7 Processos sociais e o potencial criativo do encontro e em formação de Terapia Artística.

Periodicidade: segundas-feiras quinzenais, das 18h00 às 19h40 – Formato Online

jose-maria
Supervisor

José Maria de Morais

Foco em Pedagogia Psicodramática

Os encontros são indicados para profissionais da educação, instrutores técnicos e operacionais, assistentes sociais e voluntários em ONGs que buscam aprimorar e aprofundar sua atuação em sala de aula, tendo como base a Pedagogia Psicodramática, para que sua criatividade e espontaneidade esteja aquecida para lidar de forma inovadora com os desafios do dia a dia.

Público

Profissionais de recursos humanos, projetos sociais e ambientais

Breve currículo

Pedagogia pela Unifatecie (cursando). Extensão em Direitos da Criança e do Adolescente com enfoque na Violência Doméstica pelo Círculo de Cultura (cursando). MBA em Gestão Empresarial pela FGV/EPGE-RJ. Psicólogo pela Universidade Braz Cubas, Didata-Supervisor e Psicodramatista pela ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, mediador de conflitos pelo instituto Familiae/SP, pós-graduação em Programação Neurolinguística pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Administração de Recursos Humanos pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor no curso de pós-graduação em Administração de Recursos Humanos na UNIP e na Faculdade do Clube Náutico Mogiano nas disciplinas Psicologia da Educação e Psicomotricidade. Supervisor e professor no curso de Psicodrama Sócio-Educacional na ABPS/SP. Consultor comportamental em organizações desde 1991 em diversos projetos: Bandeirante Energia, SBS Internacional, Eletronorte, Bosch, Natura, Johnson & Johnson, SEBRAE, SESI, PepsiCo, Itaú Seguros, Vale, Hospital Ipiranga, GRAACC, Hospital A.C.Camargo, Grupo DASA e as consultorias: Quantum, Braune, Bridge, Rabaglio, Espacio CRECER, Oficina de Liderança, Inspirar e Oficina de Talentos. Padrinho Afetivo desde 2015 e Coautor do livro O Encontro com a Sustentabilidade – Contribuições do Psicodrama – Editora PoloBooks, 2020.

Periodicidade: Mensal. Quartas-feiras, 19h00 às 22h30 – Formato Online

Pedagogia Psicodramática como metodologia Ativa

jose-maria
Supervisor

José Maria de Morais

Com o objetivo de promover encontros em grupos para pensar e construir planos de aulas baseados em metodologia ativa/vivencial. Instigar os participantes na construção de planos de aulas que promovam aprendizados efetivos para reuniões, aulas, treinamentos etc. Valorizar a espontaneidade e criatividade do grupo e difundir a Metodologia Ativa Vivencial (Pedagogia Psicodramática).

Breve currículo

Pedagogia pela Unifatecie (cursando). Extensão em Direitos da Criança e do Adolescente com enfoque na Violência Doméstica pelo Círculo de Cultura (cursando). MBA em Gestão Empresarial pela FGV/EPGE-RJ. Psicólogo pela Universidade Braz Cubas, Didata-Supervisor e Psicodramatista pela ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, mediador de conflitos pelo instituto Familiae/SP, pós-graduação em Programação Neurolinguística pela Universidade de Mogi das Cruzes e em Administração de Recursos Humanos pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Professor no curso de pós-graduação em Administração de Recursos Humanos na UNIP e na Faculdade do Clube Náutico Mogiano nas disciplinas Psicologia da Educação e Psicomotricidade. Supervisor e professor no curso de Psicodrama Sócio-Educacional na ABPS/SP. Consultor comportamental em organizações desde 1991 em diversos projetos: Bandeirante Energia, SBS Internacional, Eletronorte, Bosch, Natura, Johnson & Johnson, SEBRAE, SESI, PepsiCo, Itaú Seguros, Vale, Hospital Ipiranga, GRAACC, Hospital A.C.Camargo, Grupo DASA e as consultorias: Quantum, Braune, Bridge, Rabaglio, Espacio CRECER, Oficina de Liderança, Inspirar e Oficina de Talentos. Padrinho Afetivo desde 2015 e Coautor do livro O Encontro com a Sustentabilidade – Contribuições do Psicodrama – Editora PoloBooks, 2020.

Periodicidade: Sob consulta – abps@abps.com.br – Formato Online