O Psicodrama foi criado pelo romeno Jacob Levy Moreno, entre os anos 20 e 30 do século passado. Em 1969, acontece o IV Congresso Internacional de Psicodrama, em Buenos Aires, e Moreno decide que em 1970, o V Congresso Internacional de Psicodrama aconteceria no Brasil, e assim em agosto de 1970 este acontece no MASP.
As ideias morenianas chegam em território nacional a partir de algumas iniciativas importantes de Guerreiro Ramos, Iris de Azevedo, Pierre Weil, Rojas-Bermúdez dentre outros.
A formação em Psicodrama chega ao Brasil no final dos anos 60 através de Jaime G. Rojas-Bermúdez, que cria grupos de estudos de Psicodrama em São Paulo (GEPSP). Em 3 de dezembro de 1970 parte dos psicodramatistas formados no GEPSP fundam a 1a escola de Psicodrama no Brasil, a Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama – ABPS.
A ABPS foi fundada por José Manoel D’Alessandro, Íris Soares de Azevedo e Alfredo Correia Soeiro, e outros grandes psicodramatistas da época, totalizando 21 sócios.
Atualmente, está sediada à Rua Arabé, 36, em uma casa acolhedora, que reflete o clima institucional, promovendo cursos de Formação em Psicodrama com foco psicoterápico e socioeducacional, núcleos de estudos, aulas abertas, workshops e grandes eventos institucionais, como a tradicional Jornada de Psicodrama.
O acervo de nossa biblioteca é composto por todos os livros de J. L. Moreno, de grande parte das obras de psicodramatistas, além de monografias e dissertações apresentadas em seminários, jornadas, encontros e congressos nacionais e internacionais, de diferentes áreas de atuação, tais como saúde, institucional, organizacional e educação.
Em nosso serviço escolar, o IPSE – Instituto Psicossocial Educacional, oferecemos atendimento psicoterápico à comunidade, desenvolvemos parcerias com ONG’s, instituições sociais e educacionais, e com empresas, oferecendo diversos tipos de intervenções com base na filosofia e metodologia psicodramática.
A ABPS é uma escola de Psicodrama que prima pela qualidade da formação teórico-prática que oferece, mas também zela fortemente pelas pessoas e suas relações.